SGMat
Usando um módulo da SGM desenvolvido para algumas unidade do clientes do centro - SGMat.
Estão sendo feitos estudos do programa em questão assim como definições
gerais para inserção dos utilizadores, localidades, ferramentas e etc.
A movimentação de materiais em "arquivo/movimento/materiais de estoque" são utilizadas as seguintes informações:
- Código
- Descrição
- Qtde
- Tipo Movimentação
- Local
- Retirado
- Ação
Cujo informações "Tipo Movimentação" e "Local" são opções pré definidas buscadas das tabelas do cadastro.
Logo o campo em "arquivo/cadastro/local" deveria ser chamado de
"aquivo/cadastro/pessoa" pois é neste campo que temos para inserir quem
esta solicitando a ferramenta. Em função de que não emprestamos/locamos à locais e sim à pessoas.
Em "Ferramentas do sistema/ Configurações do usuário/ Direitos" existem dois grupos um denominado de "administrador" e o outro denominado de "padrão" porém as dois com total privilégios sobre as tabelas do sistema. Deixando o sistema muito vulnerável a erros ou enganos por parte dos técnicos. Para solucinar este inconveniente foram criados mais dois grupos de privilégio que são:
- utilizador
- gestor
E como todos os técnicos por pré definição tem o grupo padrão ativado este foi retirado todos os privilégios.
O grupo utilizador tem acesso somente às algumas tabelas para consultar e solicitar somente.
O gestor porém tem todos os privilégios de acesso à todas as tabelas do sistema que são:
- Consulta
- Inclui
- Exclui
- Altera
- Fecha
- Confirma
- Estorna
- Cancela
- Solicita
- Emite
Em "Ferramentas do sistema/ Configurações do sistema/ Tabelas" foi criado a tabela denominada de "FamiliaEstoque" porém não tem nenhum pois para ter deve ser inserido código e o objetivo é usar esta ferramenta sem alterações.
Foi criado um usuário para cada técnico das sub áreas de mecânica e eletromecânica em "Arquivo/ Usuário do sistema / Novo usuário" e depois definido os direitos de acesso às tabelas totalizando 15 técnicos. Eles podem ser visto em "Arquivo/ Cadastro / Usuário do sistema" e suas respectivas informações.
Em Arquivo/ Cadastros/ Estoque foi inserido um novo item de descrição: "Máscara descartável dobrável"
Em observação: Respirador purificador de ar tipo peça semifacial filtrante para partículas. PBC 1 com PFF 2.
e localização: CMQ/EL/
Devido a uma questão de implementação do sistema o desenvolvedor fez que o primeiro usuário não aparecesse as opções de grupo. Para resolver este inconveniente foi criado um usuário denominado aatsim - primeiro, logo, este usuário não tem função no sistema.
ações
Agora é ir atrás de informações das ferramentas isto é, os dados necessários ao preenchimento dos campos pertinentes que são:
- descrição
- localização
- categoria
- tipo de saída do estoque
- observação
O trabalho será focado na descrição e na observação que na verdade conterá a especificação da ferramenta.
nomenclatura
Definido a nomenclatura padronizada para a identificação das
localizações no sistema de controle das ferramentas. Seguem a
nomenclatura adotada pelos órgãos do centro, que são: centro / área /
sub área / armário / divisão / local.
Para os casos de cadastros dos EPIs é inserido o sigla do colaborador após o mnemônico da sub área.
Roteiro
Roteiro para cadastramento de um novo item:
- abrir o editor de texto
- abrir o SGMat
- abrir o manual do fabricante
- organize as ferramentas a serem cadastradas por tipo e modelo
- encontre respectiva ferramenta no manual
- copiar os códigos e as referências no editor de texto
- editar o nome da ferramenta com espaço para o campo número e código e acima da tabela
- editar o local que irão as ferramentas
- copie quantas vezes for o número das ferramentas não repetidas
- copie o número da ferramenta
- apague o número da origem
- cole no nome da ferramenta
- copie o código da ferramenta
- apague o código da origem
- cole o nome da ferramenta, após o número
- separe a ferramenta
- copie o código na linha do texto
- pular uma linha
- colar na descrição do SGMat
- copiar e colar o nome do fabricante
- copiar o código
- colar o código no modelo
- definir o tipo de saída do estoque
- definir a categoria
- ir no texto e copiar a localização
- colar a localização no SGMat
- clicar no incluir
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